TÍTULO:
|
A escola vai ao
cinema
|
|
|
||
ORIENTADOR:
|
Profª. Marilda Ionta
|
|
|
||
RESUMO:
|
||
Está
distante o tempo em que os manuais escolares constituíam a base do
conhecimento histórico, atualmente toda uma série de dispositivos técnicos,
oriundos dos meios de comunicação, também constroem leituras, imaginários e
reflexões sobre a História. Diversos debates, entre eles, sobre o que e como
ensinar História tem mobilizado professores e pesquisadores da área. Esta
investigação pretende contribuir com esses esforços buscando explorar nas
aulas de história a linguagem cinematográfica. Portanto, pergunta-se nesta
pesquisa: quais as imagens que as películas criam sobre as sociedades
passadas? Que tipo de cultura histórica é veiculada pelo cinema? Por que os
alunos se interessam pelos os faraós, os gladiadores, os alquimistas, as
bruxas e se sentem desestimulados pelo saber histórico escolar? Para
responder essas questões trabalha-se neste projeto de Ensino de História e
cinema com filmes cujos temas são históricos. Eles são fontes para
discussão dos temas da disciplina contidos na matriz curricular do novo Exame
Nacional do Ensino Médio (ENEM). Essa utilização pedagógica do cinema tem
como objetivo produzir um material didático e metodologias de ensino que
potencializem o trabalho dos professores de História do ensino básico e o
conhecimento dos jovens sobre a história. Ademais, busca-se desenvolver uma
prática educativa transdisciplinar que inclua a dimensão lúdica no processo
de ensino-aprendizagem, mostrando que a História é um processo vivo e assim
também deve ser seu estudo. A conexão entre história e cinema cria um
processo permanente de educação do olhar dos estudantes que possibilita “ler”
as imagens, em movimento ou não, de forma estética e ética. Este projeto é
realizado no Cine clube Carcará e em outros espaços da UFV e envolve os
estudantes da primeira série do Colégio e os alunos de graduação em história
que realizam estágio supervisionado. Durante a pesquisa, levantou-se uma
série de sugestões de filmes para serem usados em sala de aula. Além disso,
está sendo elaborado um Cd-rom com sugestões de filmes e análise dos mesmos
explicitando a metodologia utilizada para se trabalhar com a história e o
cinema na sala de aula. A partir dos filmes assistidos e das aulas de
linguagem cinematográfica, os alunos da primeira série do CAP-COLUNI
elaboraram em agosto de 2010 e 2011 suas próprias produções visuais. Eles
construíram diversos vídeos de 1 minuto com múltiplos temas do mundo
contemporâneo. Há dois anos esse trabalho vem sendo desenvolvido na escola e
deu origem a duas mostras cinematográficas intituladas: I e II Festival do
Minuto do CAP-COLUNI. Portanto, o projeto tem se constituído em um
laboratório de pesquisa sobre as novas linguagens no ensino-aprendizagem da
disciplina. Nessa direção, tem estimulado o interesse dos jovens pela
história e pela cultura. Além disso, tem apontado para os estudantes de
graduação, futuros professores de história, as potencialidades e os limites
da utilização do cinema na sala de aula.
|
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica para o Ensino Médio