TÍTULO:
|
Atividades de campo e vivência ambiental na mata
da Biologia (Trilha-do-Sauá).
|
|
ORIENTADOR:
|
Prof. Hélio Paulo Pereira Filho
|
|
RESUMO:
|
||
O ensino de biologia utiliza-se de métodos que,
muitas vezes, conduzem os estudantes ao constante exercício de memorizar
diversos termos e conceitos que não estabelecem significados com a realidade.
Assim, surge a necessidade de formular novas metodologias que estimulem a
atuação do professor e o aprendizado dos estudantes. Nessa perspectiva,
utilizamos como proposta metodológica, atividades de vivência em áreas verdes
próximas a escola. A área utilizada para a realização da atividade consiste
em um fragmento da mata secundária pertencente à UFV que está situada próximo
ao COLUNI. A mata é conhecida popularmente como mata da Biologia, e o local
específico dentro da mata, onde as atividades serão realizadas, chama-se
Trilha-do-Sauá. A utilização de áreas verdes, fora da sala de aula, permite
aos estudantes, entrarem em contato direto com os assuntos teóricos
estudados, contribuindo de maneira significativa para a assimilação dos
mesmos, pois alunos e professores interagem com os elementos estudados. Dessa
forma o ensino fica muito mais dinâmico, interessante e eficiente e através
da vivência ecológica, desenvolve no aluno maior conscientização ambiental e
conhecimento aprimorando da natureza. Durante o percurso na trilha-do-Sauá,
vários assuntos de biologia serão trabalhados, visando a percepção e a
observação dos estudantes. Dentre os principais conteúdos e conceitos
abordados destacam-se ecologia, biologia animal, vegetal e dos fungos,
evolução, educação ambiental e outros. Será abordada também a interação da biologia
com a geografia física, levando-se em conta o relevo, o clima e a hidrografia
da região onde se encontra a mata e também com a história, levando-se em
conta o histórico da mata e da região onde ela está inserida antes da UFV
adquirir essas terras e iniciar o processo de reflorestamento. Esse trabalho
pretende responder as seguintes questões, o que a natureza tem a oferecer ao
ensino de ciências biológicas? Como promover a interação da biologia, com
outras áreas do conhecimento, como história e geografia, através da vivência
ambiental? Qual a relação da Mata de Biologia com a história da UFV e a
colonização da Zona da Mata Mineira? Quais os aspectos geográficos da Mata da
Biologia?
|
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica para o Ensino Médio