TÍTULO:
Atividades de campo e vivência ambiental na mata da Biologia (Trilha-do-Sauá).

ORIENTADOR:
Prof. Hélio Paulo Pereira Filho

RESUMO:
O ensino de biologia utiliza-se de métodos que, muitas vezes, conduzem os estudantes ao constante exercício de memorizar diversos termos e conceitos que não estabelecem significados com a realidade. Assim, surge a necessidade de formular novas metodologias que estimulem a atuação do professor e o aprendizado dos estudantes. Nessa perspectiva, utilizamos como proposta metodológica, atividades de vivência em áreas verdes próximas a escola. A área utilizada para a realização da atividade consiste em um fragmento da mata secundária pertencente à UFV que está situada próximo ao COLUNI. A mata é conhecida popularmente como mata da Biologia, e o local específico dentro da mata, onde as atividades serão realizadas, chama-se Trilha-do-Sauá. A utilização de áreas verdes, fora da sala de aula, permite aos estudantes, entrarem em contato direto com os assuntos teóricos estudados, contribuindo de maneira significativa para a assimilação dos mesmos, pois alunos e professores interagem com os elementos estudados. Dessa forma o ensino fica muito mais dinâmico, interessante e eficiente e através da vivência ecológica, desenvolve no aluno maior conscientização ambiental e conhecimento aprimorando da natureza. Durante o percurso na trilha-do-Sauá, vários assuntos de biologia serão trabalhados, visando a percepção e a observação dos estudantes. Dentre os principais conteúdos e conceitos abordados destacam-se ecologia, biologia animal, vegetal e dos fungos, evolução, educação ambiental e outros. Será abordada também a interação da biologia com a geografia física, levando-se em conta o relevo, o clima e a hidrografia da região onde se encontra a mata e também com a história, levando-se em conta o histórico da mata e da região onde ela está inserida antes da UFV adquirir essas terras e iniciar o processo de reflorestamento. Esse trabalho pretende responder as seguintes questões, o que a natureza tem a oferecer ao ensino de ciências biológicas? Como promover a interação da biologia, com outras áreas do conhecimento, como história e geografia, através da vivência ambiental? Qual a relação da Mata de Biologia com a história da UFV e a colonização da Zona da Mata Mineira? Quais os aspectos geográficos da Mata da Biologia?