TÍTULO:
O Uso de Sensores Digitais e Animações computacionais  no Ensino de Física

ORIENTADOR:
Prof. Dr. Daniel Rodrigues Ventura

RESUMO:
O ensino de física na maioria das escolas brasileiras é baseado exclusivamente nos métodos tradicionais, ou seja, em simples exposições teóricas sem que o aluno perceba as aplicações práticas do conteúdo ou simule os conceitos do mesmo. Tal situação desestimula-o, anula a sua efetiva participação e interação nas aulas e, portanto, compromete o aprendizado da disciplina por parte dos estudantes. Neste contexto, propor novas metodologias de ensino de física que despertem a atenção dos alunos se torna importante. De fato, pesquisas coordenadas recentemente em universidades norte-americanas, britânicas e brasileiras relataram melhoria no aprendizado dos alunos em disciplinas como Cálculo I e Física I, após a adoção de métodos de ensino que tornavam o aluno menos passivo. Este trabalho, por sua vez, propôs um modelo de aula que associa a parte teórica com a parte prática de forma a despertar o interesse do aluno e expor todo o conteúdo necessário. Além disso, analisaremos como a eficiência desse modelo no aprendizado de física de estudantes do Ensino Médio, tanto com alunos do Cap-Coluni quanto com alunos de escolas estaduais do município de Viçosa.
Serão desenvolvidos roteiros para o ensino de física experimental usando  experimentos com sensores modernos acoplados a computadores  para ilustrar a explicação do professor. Estes roteiros serão disponibilizados na internet para que outras escolas possam usufruir destes recursos modernos no ensino de física.
Ao ampliar o contato entre os alunos com o conteúdo ensinado de forma que ele possa, na prática, através da visão e do tato, interagir com os conceitos aprendidos na aula teórica espera-se que o aluno compreenda mais facilmente algo que, quando  ensinado apenas de forma teórica, torna estranho ou mais complicado.