TÍTULO:
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O Uso de Sensores Digitais e Animações
computacionais no Ensino de Física
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ORIENTADOR:
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Prof.
Dr. Daniel Rodrigues Ventura
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RESUMO:
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O ensino de física na maioria das escolas
brasileiras é baseado exclusivamente nos métodos tradicionais, ou seja, em
simples exposições teóricas sem que o aluno perceba as aplicações práticas do
conteúdo ou simule os conceitos do mesmo. Tal situação desestimula-o, anula a
sua efetiva participação e interação nas aulas e, portanto, compromete o
aprendizado da disciplina por parte dos estudantes. Neste contexto, propor
novas metodologias de ensino de física que despertem a atenção dos alunos se
torna importante. De fato, pesquisas coordenadas recentemente em
universidades norte-americanas, britânicas e brasileiras relataram melhoria
no aprendizado dos alunos em disciplinas como Cálculo I e Física I, após a
adoção de métodos de ensino que tornavam o aluno menos passivo. Este
trabalho, por sua vez, propôs um modelo de aula que associa a parte teórica
com a parte prática de forma a despertar o interesse do aluno e expor todo o
conteúdo necessário. Além disso, analisaremos como a eficiência desse modelo
no aprendizado de física de estudantes do Ensino Médio, tanto com alunos do
Cap-Coluni quanto com alunos de escolas estaduais do município de Viçosa.
Serão desenvolvidos roteiros para o ensino
de física experimental usando
experimentos com sensores modernos acoplados a computadores para ilustrar a explicação do professor.
Estes roteiros serão disponibilizados na internet para que outras escolas
possam usufruir destes recursos modernos no ensino de física.
Ao ampliar o contato entre os alunos com o
conteúdo ensinado de forma que ele possa, na prática, através da visão e do
tato, interagir com os conceitos aprendidos na aula teórica espera-se que o
aluno compreenda mais facilmente algo que, quando ensinado apenas de forma teórica, torna
estranho ou mais complicado.
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Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica para o Ensino Médio